Arquitetura e arte se unem na instalação Your Rainbow Panorama

O Your Rainbow Panorama é uma exposição permanente do museu ARoS que funciona como um convite para todos aqueles que querem apreciar a vista da cidade dinamarquesa de Aarhus de uma maneira diferente.

A exposição fica no último andar do edifício e representa a etapa final – a chegada ao Paraíso – da obra A Divina Comédia, de Dante, que inspira toda a construção. Para dar essa sensação ao público, o projeto apresenta um caminho circular de 150 metros de comprimento e 52 de diâmetro, com janelas em vidro coloridos, retratando a sequência de cores de um verdadeiro arco-íris.

Instalado em 2011, o projeto foi encabeçado pelo dinamarquês Olafur Eliasson e tem como intuito oferecer uma visão completa da cidade e do horizonte local. “Eu criei um espaço que, pode-se dizer, apaga as barreiras entre interior e exterior – um lugar onde o visitante fica incerto de ter entrado em uma obra de arte ou em uma parte do museu. Essa incerteza é importante para mim, já que ela encoraja o público a pensar e sentir além dos limites que eles mesmos se impõem”, disse o artista ao site do museu.

Do lado de fora, a mistura de cores do Your Rainbow Panorama oferece uma mudança agradável ao cenário local, não deixando, entretanto, de se harmonizar com a arquitetura da cidade.

Créditos

Olafur Eliasson

ARoS

Facebook0
Pinterest0

Tags