Conselho de expert: nove dicas de design inspiradas no novo catálogo da Ferm Living

10 em cada 10 designers amam o time de designers da Ferm Living. Seus catálogos, com peças selecionadas a dedo, têm sempre peças harmônicas entre si, e fazem qualquer fã do tema pensar em talvez renovar a casa inteira…

Há algumas semanas, a instalação do apartamento decorado The Home, em Copenhague, funcionou como um showroom da marca para a imprensa e grandes clientes. Infelizmente, não é aberto ao público geral, mas, o lançamento do catálogo mostra a proposta de forma igualmente inspiradora.

Pedimos à fundadora, Trine Andersen, que nos mostrasse o caminho de criação, de maneira que nos estimulasse a fazer o mesmo. Anote aí:

 

Estética escultural

A nova coleção é projetada a partir da ideia de estética e funcionalidade. As silhuetas esculturais são simplesmente fascinantes, e transformam móveis e acessórios, todos os dias, em peças de arte. Os pequenos e sutis detalhes são as maiores diferenças em um ambiente, e a Ferm preza sempre por priorizá-los. Essa tendência é um retorno, em pequenas doses, dos períodos onde extravagantes esculturas eram o centro do design.

 

Terracota

É certo afirmar que a Ferm Living nunca trouxe paredes branquinhas ou mesmo em escalas de cinza: o universo da marca sempre foi cheio de cores e isto sempre foi um convite para explorar ainda mais nossa criatividade. Esta temporada tudo está girando em torno de terracota – como comentamos recentemente. Do guarda-roupas à mobília e acessórios, a cor traz um ar rústico ao ambiente e parece convidar a natureza para dentro de casa. Mas, é uma cor com bastante personalidade. Então, se você não se sente à vontade para pintar as paredes desta cor, talvez possa começar com os detalhes, por exemplo, com as clássicas caixas da marca.

 

Use seu espaço da maneira mais inteligente possível

“Acredito que casas modestas, com conceito clean é algo bastante escandinavo. Como não há espaços ociosos, as casas não são maiores do que precisam ser – mas isso quer dizer, também, que os espaços devem ser bem planejados para que fiquem harmoniosos, ao mesmo tempo que transmitam a personalidade dos moradores da casa. Com as novas Wall Boxes, os espaços são maximizados, e você tem lugar para todas as coisas que realmente gosta.”

 

Superfície, texturas, estruturas são mais importantes do que nunca

“Nossa marca trabalha com muitos materiais diferentes, e o mais fantástico sobre isso é o número de possibilidades que se abrem para a criação. Este novo mármore, sozinho, é um clássico – mas, em conjunto a outros materiais como vidro, latão, tecidos… fica deslumbrante. São todos materiais naturais e, juntos, eles destacam um ao outro. O mesmo ocorre quando se misturam diferentes tecidos, estampas, cores. Escute sua intuição e crie incríveis layouts com diferentes materiais.

 

Dimensão

Uma coisa que, certamente, trará mais vida ao seu lar e criará uma atmosfera aconchegante é brincar com as dimensões. Deixe as superfícies planas, simples, de lado e pense além: pode ser uma brincadeira com diferentes alturas, caixas nas paredes, ou podem ser em sentido mais… abstrato. Os novos tapetes Deserto são feitos por tecidos de diferentes densidades e em diferentes alturas, o que garante uma expressão 3D às peças. A nova técnica de tecelagem e a alta qualidade dos tecidos utilizados, garantem a sensação dinâmica e de profundidade ao ambiente.

 

Aposte nos tons escuros

A Ferm Living reacendeu a tendência da cartela de tons escuras, que tem o poder de transformar seu lar em um pequeno refúgio das agitações cotidianas. As cores escuras – não apenas o preto – não estiveram em alta nos últimos tempos, mas essa fase parece estar passando, e elas estão voltando com toda a elegância e verdadeiro poder que elas transmitem.

Pode parecer ousado pintar um ambiente inteiro de marrom, cinza ou azul escuro – mas essas cores vão transformar a energia do cômodo. Apesar de o senso comum dizer que as paredes brancas fazem um quarto parecer maior, mas não tenha medo de experimentar cores mais escuras. Cores escuras não é sinônimo de um ambiente escuro, como mostra a imagem acima, e elas, além de tudo, transformarão seu cômodo em um ambiente extremamente elegante.

 

Detalhes em joias vão muito além da vestimenta

Assim como sua como as joias cumprem a função de atualizar qualquer roupa, estes pequenos e preciosos mimos dão um toque especial no ambiente. Os ganchos – Hooks – são feitos em bronze e pedras semipreciosas é uma ótima maneira de dar uma nova cara aos armários da cozinha, ou trazendo mais vida ao armário do corredor. O mesmo ocorre com nossas almofadas, que apresentam um pequeno rebite de latão e um zíper trabalhado: detalhes que adicionam um toque especial.

 

Faça de sua bagunça, algo verdadeiramente bonito

“Gosto de me cercar de memórias, objetos com valor sentimental…, mas, para isso, o resto do ambiente deve estar equilibrado. Todos nós, eventualmente, precisamos de ajuda para nos desapegar – e nossos projetos tem essa função, pois trazem soluções de armazenamento práticas e elegantes ao mesmo tempo que transparecem a personalidade dos moradores daquele lar.”

 

Plantas, plantas, (e mais) plantas.

Ok, isso pode não ser inovador, já que a tendência chegou há algum tempo. Mas, certamente, ela não irá embora tão cedo. A nova série da Ferm Living, BAU, cria uma configuração diferenciada ao verde do ambiente: não mais em um estilo rústico, as plantas agora são planejadas em combinação de linhas clássicas e expressões claras – herança do estilo Bauhaus.

As plantas, ainda, trazem sensação dimensional, cor e textura ao ambiente. Experimente colocá-las próximo ao cantinho de leitura, no peitoril das janelas, ou na sua varanda – e não importa que tamanho ela tenha, como mostramos nestes posts aqui e aqui.

 

E aí, gostaram das dicas? Que tal aproveitar esse feriado para praticar algumas delas?

 

Fotos: Ferm Living.

Entrevista: Bugalow 5.

Facebook0
Pinterest0

Tags