Copenhague – Melhor cidade do mundo para a natação recreativa

A rede de notícias norte-americana CNN elegeu Copenhague como a melhor cidade do mundo para a natação recreativa.
Com água fluindo pelos canais de Copenhague, os banhos portuários de Islands Brygge, de Fisketorvet, e de Kalvebod Brygge são referências notáveis quando se trata da natação em cidades grandes.
As áreas de banho não são apenas um lugar para refrescar-se durante o verão dinamarquês, quando o sol permanece durante as primeiras horas da noite – elas também abrigam uma arquitetura impressionante.
Islands Brygge é uma área majoritariamente residencial de Copenhague, onde mantém-se a paisagem de lojas e moradias do século XX. No entanto, a região também abriga a área de banho mais popular de Copenhague, os banhos portuários de Islands Brygge. Foi construído em 2002 pelo escritório de arquitetura PLOT, uma colaboração entre o Bjarke Ingels Group e o JDS Architects.

Os banhos de Islands Brygge rapidamente evoluíram para se tornarem o local mais popular no verão entre os habitantes de Copenhague.
Foto: JDS

Contando com 5 piscinas, com capacidade para 600 pessoas, e um trampolim de três e cinco metros, os banhos de Islands Brygge foram construídos numa antiga ferrovia, da qual algumas partes ainda são mantidas, aumentando o charme da construção de madeira.

Foto: VisitDenmark

Na parte sul da área de banho, localiza-se a Gemini Residence, um antigo silo para armazenamento de soja, reconstruído para tornar-se um prédio. Em frente à Gemini Residence, situa-se a “Bicycle Snake”, projetada pelo escritório DISSING+WEITLING, que leva através do canal diretamente a outra das áreas de banho da cidade: o banho portuário de Fisketorvet, também chamado de “Copencabana”. Apesar da referência a Copacabana, a área não conta com largas faixas de areia branca.

“Bicycle Snake” Foto: DISSING+WEITLING

“Gemini Residence” Foto: MVRDV Pictorights: AUTVIS

Indo além no canal, está “Kalvebod Waves”, do lado oposto a Islands Brygge. Um outro banho portuário, projetado pelo KLAR em parceria com o JDS e construído em 2014 em 4000m2, o Kalvebod Waves estende-se sobre a água, fornecendo um visual único às oportunidades de banho.Foto: JDS

A última opção de banho é o motivo pelo qual Copenhague foi coroada a melhor cidade para se nadar; Amager Beach Park – uma faixa de dois quilômetros de prais artificias que cria uma lagoa entre a cidade e o oceano. Construído em 2005, o projeto foi criado pelos arquitetos Hasløv & Kjærsgaard.
Amager Beach Park é mutio mais do que uma faixa de areia, uma vez que ao longo do parque estão localizadas várias pérolas arquitetônicas. Principalmente feitas de cimento, o que ajuda a manter a sensação arenosa da praia artificial.“Amager Beach Park” Foto: Hasløv & Kjærsgaard

 

 

Facebook0
Pinterest0

Tags