Dark Minimalism: uma nova maneira de pensar a decor minimalista

Não é de hoje que ouvimos dizer por aí que a decoração escandinava está em alta. O estilo minimalista veio pouco a pouco se tornando um must have e tomando conta das casas e lojas de decoração brasileiras. Já falamos bastante sobre as características “tradicionais” desse estilo, assim como a união do Hygee dinamarquês com a decoração minimalista.

No entanto, apesar do minimalismo escandinavo ser bem caracterizado pelos tons claros, e ambientes iluminados, uma nova proposta de decoração trouxe a este apartamento dinamarquês, localizado na cidade de Copenhague, um visual minimalista, porém inovador. Inclusive, o pendente que está iluminando a sala de estar  é Louis Poulsen, marca parceira do DANSK e já falamos sobre ele e seu ar Art Deco.

(Fotos: Bjarni B. Jacobsen)
Natureza Morta de Jean-Baptiste Monnoyer

A luz ainda é utilizada de forma estratégica, com amplas janelas e pontos de iluminação localizados. Detalhes metálicos e plantas quebram a seriedade do ambiente, trazendo vida e valorizando os pequenos detalhes.

(Fotos: Bjarni B. Jacobsen)
(Fotos: Bjarni B. Jacobsen)
“Eleven AM” de Edward Hopper (1926) (Foto: Reprodução)

Os tons escuros e a decoração sóbria transformaram o ambiente em um lugar “dramático”, e até um tanto poético. Para contrapor a tonalidade escura, a decoração é feita sem exageros, com poucos móveis e detalhes e as cores e a estética de natureza morta é que dão o toque artistico à decoração do ambiente, tornando-o assim um espaço único.

(Foto: Bjarni B. Jacobsen)
Natureza Morta por Sarah Lamb (Foto: Reprodução)

O mais interessante é que, para quebrar um pouco o contraste causado pelas cores escuras nas paredes, alguns móveis foram pintados do mesmo tom de cor das paredes e os utensílios domésticos e objetos de decoração acompanham, misturando tons austeros com ó mobiliário moderno, criando um ambiente criativo e confortável no coração da Dinamarca.

“The Long Leg” de Edward Hopper (1985) (Foto reprodução)
Facebook0
Pinterest0

Tags