Designers dinamarquesas do século XX – Gertrud Vasegaard

Dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher, comemorado em todo o globo. Inspirados nessa data especial, apresentaremos nas próximas semanas o trabalho de cinco importantes designers dinamarquesas do século XX.

Conjunto Noblesse

Conjunto Noblesse
Foto: Auction Net

Gertrud Vasegaard foi aluna do departamento de cerâmica da Escola de Artes e Artesanato, que acabara de abrir em Copenhague nos anos 1930. Anos depois, em 1945, ela começou a trabalhar para Bing & Grøndahl, onde se especializou em grés, um dos produtos mais bem sucedidos da empresa, responsável pela abertura de uma nova era para o design dinamarquês.

Em 1956, ela criou o conjunto de chá que entrou para o Canon Cultural Dinarmaquês. O serviço de chá continha um bule e copos hexagonais sem alças, perfeitamente adaptados à produção industrial. Apesar de inspirado nas cerâmicas chinesas, o produto não perdeu as principais características do design dinamarquês: funcionalidade, qualidade e beleza.

Serviço de chá

Foto: arslonga.dk

Além do icônico conjunto, que ainda inspira designers de produtos cerâmicos e domésticos na Dinamarca, Vasegaard projetou também diversos serviços de jantar para a loja Royal Copenhagen entre as décadas de 1960 e 1970. Gertrud também  dirigiu seu próprio estúdio de cerâmica, onde trabalhou com sua filha, Myre Vasegaard.

 

Conjunto Gemma

Foto: Auction Net

 

Conjunto Gemina

Foto: Auction Net

 

Conjunto Capella

Foto: Auction Net

 

Créditos: Scandinavia Standard

Facebook0
Pinterest0

Tags