Designers dinamarquesas do século XX – Grete Jalk

Grete Jalk (1920 – 2006) estudou na Escola Dinamarquesa de Design, onde também lecionou de 1950 a 1960. A designer abriu seu próprio estúdio em 1953 e foi editora da revista de interiores Mobilia entre 1956 e 1962, sendo considerada uma importante contribuidora para a literatura sobre design de interiores dinamarqueses.

 

GJ Bow e GJ Nesting Table na cor Teak

Foto: Lange Production

 

Ela é conhecida por seus móveis de madeira moldada e pela elegância e conforto de seus conjuntos. De suas criações, destacamos o conjunto de mesa e cadeira GJ, projetados em colaboração com Poul Jeppesen e que podemos ver nas imagens acima e abaixo.

 

GJ Bow e GJ Nesting Table na cor Oregon Pine

Foto: Lange Production

 

Apesar da simplicidade na aparência, o design da cadeira é bastante complexo: apenas 300 cópias foram fabricadas originalmente. Essa obra rendeu o prêmio International Furniture do jornal britânico Daily Mail em 1963. No mesmo ano, o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) comprou a cadeira GJ Bow, que continua em exposição.

 

GJ Bow e GJ Nesting Table na cor Black stained ash wood

Foto: Lange Production

 

Há 10 anos, desde 2008, a Lange Production adquiriu o direito de produzir a cadeira GJ Bow e a mesa GJ Nesting Table. Elas estão disponíveis em três cores: Oregon Pine, Teak e Black stained ash wood, na sequência:

Créditos: Retro ObsessionsLange Production.

 

Facebook0
Pinterest0

Tags