Designers dinamarquesas do século XX – Nanna Ditzel

Nanna Ditzel foi uma das mais talentosas designers dinamarquesas. Nascida em Copenhague em 1923, ela frequentou a Escola Dinamarquesa de Artes, Artesanato e Design e a Real Academia de Belas Artes, onde formou-se aos 23 anos.

 

Além de projetar seu próprio estúdio, foi a primeira mulher a desenhar para Georg Jensen. Assim, seu trabalho envolveu uma vasta gama de utensílios, de mobiliário, jóias, até têxteis e talheres.

Jogos americanos de Nanna Ditzel. Foto: Georg Jensen Damask
Corredor de mesa de Nanna Ditzel. Foto: Georg Jensen Damask

Durante os anos de estudos, ela já exibia seus trabalhos em exposições com seu primeiro marido, Jorgen Ditzel. A estética deles combinava o trabalho em marcenaria de Nanna e o de estofos dele, resultando em uma estética voltada para o conforto e a simplicidade.

Cadeira ND83 em couro. Foto: Great Dane Furniture
Cadeira ND83. Foto: Great Dane Furniture

 

Cadeira ND83 em veludo. Foto: Great Dane Furniture

 

Uma de suas principais criações é a cadeira Trinidad, que recebeu este nome em homenagem à ilha na qual Nanna encontrou grande inspiração. Moldada em forma de leque e disponível em diversas espécies de madeira e cores variadas, a cadeira ganhou vários prêmios na Dinamarca e no exterior, sendo, por esse motivo, reconhecida internacionalmente.

Cadeira Trinidad. Foto: Fredericia

Créditos: Scandinavia Standard e Kvadrat

Fotos: Georg Jensen Damask, Great Dane Furniture  e Fredericia

Facebook0
Pinterest0

Tags