Carvalho + terrazo + aço = um belo estúdio em Copenhague

Carvalho trabalhado e terrazo são os grandes destaques deste apartamento recém reformado em Copenhague: como comentamos, o terrazo era uma das apostas para 2018, e tem se mostrado, realmente, uma grande tendência.

 

Uma escada em carvalho trabalhado, suspensa em plataformas de aço, e se une aos detalhes em terrazo deste antigo apartamento que foi, recentemente, renovado pelo escritório JAC Studios. Os donos da residência, localizada nas Ilhas Brygge (pertinho do porto), queriam que o lar tivesse um interior mais leve e aberto.

Com isso em mente, os profissionais do JAC retiraram algumas paredes, e escolheram acabamentos em tons claros. As paredes que não foram dispensadas, foram pintadas em branco, e parecem não ter divisão com o piso, revestido em terrazo branco.

O apartamento, agora, possui uma cozinha aberta para as salas de estar e jantar. Ao invés de dividir os ambientes com paredes, os arquitetos planejaram os móveis – e a própria escada – para servirem a este propósito.

Os níveis mais baixos da escada se estendem ao longo de uma parede apenas, como prateleiras que complementam o salão e fazem companhia à lareira. “Uma série de plateaux criam uma instalação multifacetada em que superfícies se estendem para a escada, lareira e poltronas”, explica o time.

Os degraus superiores são suspensos no piso acima, e levam à entrada do banheiro: “no piso superior, a escada – formada por aço leve e carvalho trabalhado – dá a impressão de leveza e oferece uma sensação de clareza”.

Entre móveis de presença igualmente marcante, está uma mesa de jantar, também em carvalho trabalhado, que se estende desde a ilha da cozinha, e é construída com base no mesmo aço que vemos presente na escada.

As luzes são um show à parte – pendentes sobre a mesa, cria-se um clima agradável, enquanto, na cozinha, as luzes marcam uma forte presença – essencial para o trabalho preciso, ali exigido.

Em contraste à madeira escura, a ilha da cozinha compreende um tampo de terrazo branco e uma base revestida em cobre.

Armários de madeira escura estão instalados ao longo da parede atrás da ilha, apenas interrompido pela pia da cozinha. Estes armários se estendem até o corredor, que abre alas aos quartos. O banheiro, localizado no piso superior, apresenta uma bela e longa pia em terrazo, enquanto as paredes em revestimento de cerâmica cinza dão o toque final ao ambiente.

 

Fotos: Karina Tengberg.

Facebook0
Pinterest0

Tags