O Natal Nórdico – a noite de Natal

Na Dinamarca, assim como no Brasil, o Natal é celebrado no dia 24 de dezembro. As tradições familiares variam de família para família, e hoje vamos falar sobre algumas delas.

Foto: VisitDenmark

Como comentamos antes, o mês de dezembro é repleto de opções para transformar a atmosfera natalina, e parte disso está nos programas de televisão e nos programas caseiros, assistindo filmes de Natal e comendo os tradicionais æbleskiver – bolinhos doces que lembram a massa de panqueca, acompanhados por geléia –, e bebendo gløgg – vinho quente temperado com canela e anis.

 

Os æbleskiver lembram  muito as panquecas, mas são feitos em uma frigideira específica, para que fiquem na textura correta. Depois de pronto, podem ser decorados com açúcar de confeiteiro e servidos com geléias ou compotas – geralmente, de frutas vermelhas. Foto: Naturfriskolen.

 

Mas, no dia 24, a agenda muda: por exemplo, os dinamarqueses têm o costume de irem à igreja – afinal, o Natal celebra o nascimento do Cristo.

Foto: Visit Denmark.

 

Ainda, muitos dinamarqueses entram na brincadeira no “banho de inverno” – ou seja, dar um mergulho no mar. E não importa se as temperaturas estão bastante abaixo de 0ºC, viu? Muitos acreditam que seja muito bom para a saúde.

 

Foto: VisitDenmark

Para a ceia, uma verdadeira experiência gastronômica: pato, porco ou presunto com picles e repolho, molho gravy e batatas caramelizadas. Para finalizar, o risalamande garante uma bela sobremesa, além de descontração, com a brincadeira que ele proporciona, sobre o qual falamos aqui.

 

Foto: VisitDenmark

Outra tradição do dia 24 são as danças e músicas ao redor da árvore de natal antes da troca de presentes. Algumas famílias – especialmente quando há crianças pequenas –, elegem um adulto para se fantasiarem de Papai Noel para que o bom velhinho entregue, pessoalmente, o presente às crianças.

Após abrirem os presentes, as famílias podem passar o tempo juntos, conversando e brincando, enquanto tomam café e comem os típicos vaniljekranse.

Foto: Sofies Spisekammer.

 

Facebook0
Pinterest0

Tags