O Hotel Royal

O Hotel Radisson Blue Royal – mais conhecido como Hotel SAS -, localizado em Copenhague e inaugurado em 1960 é, sem dúvidas, o hotel mais conhecido na Dinamarca. Há, claro, outros ótimos lugares para se hospedar, mas o SAS tem uma característica peculiar: seu projeto é todo de Arne Jacobsen.

Uma coisa é certa: você não terá uma vista mais privilegiada em Copenhague do que em um de seus quartos. Foi o primeiro arranha-céu da cidade, e ainda é o único edifício que se destaca pela altura.

Nos últimos anos, o local teve seus 259 quartos renovados, além do lobby e restaurante. Muitas das características desenhadas por Jacobsen, contudo, foram – felizmente – preservadas, como as mobílias Swan, Egg e Drop e o puxador das portas – uma verdadeira peça de arte.

Há, também, uma exceção: o quarto 606, que mantece seu seu desenho original. E se você tiver sorte, talvez consiga que um funcionário na recepção te leve até a porta do quarto, por onde, vez ou outra, alguém consegue espiar o ambiente privativo.

Entre as peças icônicas se destacam novos artistas, como o Space Copenhagen e, há, também, peças relançadas de Jacobsen, como o sofá Mayor no restaurante do hotel, lançado junto a Femming Lassen, no final da década de 1940 – quase dispensável mencionar que recomendamos a visita!

 

Fotos: Allan Torp.

Facebook0
Pinterest0

Tags