O Natal Nórdico – parte 2

 

Como parte da nossa série sobre o natal dinamarquês, há algumas diferenças que são bastante diferentes das tradições brasileiras. Por exemplo, a preparação para as festividades de fim de ano começam cedo: tão cedo que o país denomina o dia 23 de dezembro como Pequena noite de natal ou seja, uma mini noite de Natal. Embalagens coloridas estão sob a árvore, e chamam a atenção dos pequenos, que ficam mais e mais ansiosos para abrirem os presentes conforme o dia 25 se aproxima.

Mas, antes, há algumas tradições que as famílias gostam de seguir.

Por exemplo, muitas famílias tem a tradição de decorar a árvore de Natal neste dia, aproveitando o tempo em família e a atmosfera hygge. Mas essa tradição, às vezes, é antecipada, por famílias que querem tornar o ambiente mais festivo o quanto antes, e mantém a árvore decorada durante todo o mês de dezembro – como aqui, no Brasil.

 

Foto: VisitDenmark

 

Para tornar a noite de natal ainda mais relaxante, as famílias deixam tudo preparado – a ceia posta à mesa, a decoração, os presentes embalados embaixo da árvore – tudo para aproveitar ao máximo o tempo junto com as pessoas queridas.

 

Stilleben: A loja de decorações é uma boa opção para quem pretende levar a atmosfera natalina para dentro de casa. Foto: Visit Denmark.

 

 

A refeição principal, diferente do Brasil, tem como prato principal o pato, ou o porco, e levam algum tempo para deixa-lo pronto, geralmente de um dia para o outro. Muitas famílias, também, servem o “risengrød”: uma sobremesa feita com arroz e temperado com canela e manteiga – muito parecido com o arroz doce brasileiro, ainda que seja servido quente, o que combina muito com a estação.

 

Foto: Arla.

 

E nada é desperdiçado, claro – caso sobre um pouquinho do risengrød, ele pode se transformar em outra receita, igualmente deliciosa – o risalamande: um creme feito do arroz e servido com amêndoas trituradas e molho ou compota de cerejas, fazendo as cores do Natal.

A partir dessa sobremesa, surge a possibilidade de fazer um jogo com seus familiares: servida a sobremesa, quem tiver, em seu prato, uma amêndoa inteira, ganha – ganha outro presente. Mas é segredo – se você achar sua amêndoa, deve esperar por todos procurarem, para não estragar a brincadeira de ninguém, tá?

Foto: VisitDenmark

 

Outro must-do no Little Christmas Eve é encontrar seus filmes natalinos favoritos para fazer uma maratona. O dia 23 de dezembro é reservado à família e manter-se aconchegante, e nada melhor do que ficar em casa assistindo filmes com aquele tempo tão frio lá fora. Os canais de televisão dinamarqueses estarão repletos de opções durante o dia todo, o que contribui para manter essa tradição bastante viva.

Por fim, o mais importante é ter bons momentos para guardar na memória com seus queridos.

 

Foto: mouselink.

 

 

Facebook0
Pinterest0

Tags