Objeto de desejo: a cadeira Wire Chair de Overgaard & Dyrman

“Queremos preservar as fantásticas habilidades de artesão que ainda existem, combinando-as com formas e métodos de produção complexos” – Christian Dyrman, designer e ferreiro, Overgaard & Dyrman.

Apesar de seu pouco tempo no mercado, a Wire Chair, desenhada e produzida pela jovem dupla dinamarquesa Overgaard & Dyrman, já virou um clássico objeto de desejo no mundo do design. Seu sucesso tem muito a ver com a paciência e o esforço dos designers para assegurar qualidade em cada detalhe desta cadeira, caracterizada pelo contraste entre o arame de aço de seu fundamento e o calor do couro de seu encosto.

O processo de criação da cadeira Wire Chair foi  marcado pelo grande respeito que seus designers Jasper Overgaard e Christian Dyrman sentem pelas técnicas tradicionais de selaria e ferraria. Antes de seu lançamento, a dupla passou mais de um ano procurando o couro desejado e aperfeiçoando o design da cadeira. O conhecimento da dupla de selaria e ferraria (além de designer, Christian é ferreiro) é combinado com o uso de programas de computação como o Rhino e o Inventor, o que ajudou os designers a conseguirem o conforto ergonômico que caracteriza a Wire Chair. Para a cadeira foram desenvolvidas ferramentas especiais com o objetivo de melhorar seu acabamento.

Partes de couro na oficina de produção de Overgaard & Dyrman. Foto de Overgaard & Dyrman

A Wire Chair foi colocada em produção em 2013, e desde então Overgaard & Dyrman agregaram duas versões adicionais a sua linha: a Wire Lounge Chair e a Wire Lounge Sofa. A wing chair já decorou a capa de várias revistas de interiores ao redor do mundo e faz parte de prestigiados projetos de decoração como o recém-inaugurado hotel boutique Sir Savigny de Berlin, o restaurante Hjemme em Copenhague e a casa de Michala Jessen, a dona da loja de decoração Rue Verte, também em Copenhague.

Quatro exemplares da cadeira na casa da dona da loja Rue Verte em Copenhague, Michala Jessen. Ao lado esquerdo, uma cadeira alta da mesma linha. Foto de Birgitta Wolfgang.

 

Detalhe do trabalho em couro. Foto de Overgaard & Dyrman.

Todas as cadeiras Wire Chair, que estão disponíveis em duas alturas, são feitas a mão na Dinamarca e numeradas para sua identificação única. A linha, incluindo a versão lounge e o sofá, assim como uma cadeira alta e uma mesa, pode ser adquirida diretamente da empresa, ou através de um dos pontos de venda internacionais (ainda não há ponto de venda no Brasil).

Facebook0
Pinterest0

Tags