Tendência: Subway Tiles

O subway tile – ou azulejo de metrô, como conhecemos no Brasil –, foi desenvolvido para o metrô de Nova York, no começo do século XX, para ser um material duradouro, de fácil manutenção e que proporcionasse uma boa iluminação aos longos tuneis subterrâneos que cruzariam a cidade. Seu uso se expandiu por toda NYC e a ideia fez tanto sucesso, que foi reproduzida por outras metrópoles que inauguravam o transporte, como Londres e Paris.

As tradicionais peças esmaltadas de 10 x 20 cm logo foram exportadas para os lares escandinavos, pois via-se que o revestimento simples – e também muito elegante –, trazia as mesmas comodidades que a prefeitura de Nova York buscava: uma forma fácil de iluminar o ambiente, fácil de limpar e que combinava com praticamente todas as decorações, além de poder ser arranjado em diferentes disposições.

Os azulejos voltaram recentemente, pois não apenas são muito versáteis, mas também por trazerem um ar contemporâneo ao ambiente, ao mesmo tempo que remetem ao vintage das primeiras décadas do século passado. Ao mesmo tempo em que dão impacto, os azulejos de metrô combinam tanto com mármores brancos, louças e metais quanto com peças clássicas de decoração e mobiliário. Por isso, é possível ousar, usando-os também em áreas que não são molhadas. Basta criatividade. Eles têm tudo a ver com um visual industrial, cimentado e de ladrilho hidráulico.

 

Com madeira

Com aspecto clean, bastante branco, iluminação e madeira em tons claros fazem o tom desta cozinha, além de darem aspecto de amplitude. Foto: Decoist.
Com aspecto clean, bastante branco, iluminação e madeira em tons claros fazem o tom desta cozinha, além de darem aspecto de amplitude.
Foto: Decoist.

 

No banheiro

Foto: Pinterest.
Foto: Pinterest.

Em diversas composições, o azulejo traz claridade aos pequenos banheiros. Com rejunte e madeiras em tons escuros, destacam a parede e se aproxima ainda mais do visual retrô-industrial remetem ao ar industrial, enquanto, com rejunte branco, mantem o ambiente clean.

 

Diferentes disposições

Foto: Pinterest.
As formas de disposição dos azulejos são variáveis e deixam que a imaginação tome conta do projeto!
Foto: Pinterest.

 

Foto: Pinterest.
Foto: Pinterest.

 

O padrão clássico também funciona muito bem, e constrói um ambiente aconchegante:

Foto: Arquitrecos.
Foto: Arquitrecos.

 

E podem ser combinados com diferentes texturas e cores, tornando o ambiente rico em personalidade sem perder a intenção harmônica, como nesta cozinha em branco, preto e madeira de demoliação. Foto: Pinterest.
E podem ser combinados com diferentes texturas e cores, tornando o ambiente rico em personalidade sem perder a intenção harmônica, como nesta cozinha em branco, preto e madeira de demolição.
Foto: Pinterest.

 

Ouse nas cores

Outra grande qualidade deste tipo de revestimento, é o fato de seu acabamento ser esmaltado. Assim, seja em branco – uma escolha mais segura –, ou em cores mais ousadas (inclusive o preto!), o brilho garante a sensação de amplitude do ambiente, enquanto dá destaque especial ao ambiente, como na cozinha deste loft. Foto: Pinterest.
Outra grande qualidade deste tipo de revestimento, é o fato de seu acabamento ser esmaltado. Assim, seja em branco – uma escolha mais segura –, ou em cores mais ousadas (inclusive o preto!), o brilho garante a sensação de amplitude do ambiente, enquanto dá destaque especial ao ambiente, como na cozinha deste loft.
Foto: Pinterest.

 

Agora, se você é uma pessoa mais clássica, certamente pode ficar com o tradicional branco, e deixar sua casa com uma sensação espacial incrível, combinando com outros objetos brancos ou transparentes, que imprimem o efeito de amplitude.

Foto: Pinterest.
Foto: Pinterest.

 

A grande vantagem do branco, também, é a liberdade para ousar muito mais nos objetos – ou, por que não, nos móveis e no acabamento também:

 

Foto: História de Casas.
Foto: História de Casas.

 

Foto: Habitíssimo.
Foto: Habitíssimo.

 

 

Por fim, lembre-se das regras de ouro

  1. Apesar de ser mais comum em cozinhas e banheiros, os azulejos de metrô podem ser usados em qualquer cômodo da casa. Porém, antes de optar por eles, observe seus móveis: é importante ter certeza de que os detalhes da parede terão harmonia com o mobiliário.
  2. A cartela de cores dos subway tiles não se restringe a uma só opção. O branco é a réplica dos que são utilizados na arquitetura urbana e a escolha mais “segura”, enquanto os coloridos são perfeitos para projetos mais ousados e que dão destaque a uma parte do ambiente.
  3. O revestimento também pode ser usado fora das paredes: a textura do revestimento pode dar ainda mais graça às bancadas da sala e cozinha integradas, por exemplo.

Agora, aproveite toda a versatilidade e atemporalidade, diferentes cores e tamanhos, e incorpore esse queridinho dos arquitetos nos seus próximos projetos!

 

Facebook0
Pinterest0

Tags