Trend alert!: cadeiras espetaculares

Adaptado de DANISH™

Nós as usamos todos os dias. Em casa, no trabalho, em restaurantes ou na sala de espera no consultório do médico. As cadeiras são um design inevitável em nossa vida, mas não são todas iguais: algumas são simplesmente mais espetaculares do que outras.

O designer dinamarquês Hans J. Wegner disse uma vez que uma cadeira não deve ter nenhuma “parte traseira”: ela deve ser bonita de todos os lados e ângulos. Estes três desenhos, de Hans Sandgren Jakobsen, OEO Studio e Friis & Moltke, certamente satisfazem essa descrição de Wegner. Formas curvilíneas, materiais de qualidade e habilidade extraordinária. Dê uma olhada nos projetos abaixo e aproveite as cadeiras – de todos os ângulos.

 

Cadeira Torneo, por Hans Sandgren Jakobsen

Como os outros designs de Hans Sandgren Jakobsen, a cadeira Torneo transmite qualidade e habilidade. O design da cadeira convida-o a sentar-se e a sentir-se confortável, enquanto desfruta dos detalhes bem concebidos e do assento macio do Torneo.

Ovais torcidos são um tema conceitual que percorre toda a série Torneo projetada por Sandgren em cooperação com a japonesa Asahi Wood, e o formato também é significativo para a Cadeira Torneo. A forma elíptica dá à peça uma aparência interessante e brinca com os reflexos de luz e sombra, com as dimensões variáveis ​​fazendo com que ela pareça diferente de todos os ângulos, como quando você anda em volta de uma árvore em crescimento.

Crédito: DANISH™
Crédito: DANISH™

 

Ferdinand Lounge Chair, por OEO Studio

Às vezes você simplesmente precisa de uma poltrona agradável e confortável, onde você possa aconchegar-se com uma xícara de café e um bom livro. Felizmente, a OEO Studio, em colaboração com Brdr Krüger, projetou uma peça assim, que além disso, é muito agradável aos olhos.

A Ferdinand Lounge Chair foi criada com uma visão de fazer um design que, por um lado, reflita as sensibilidades contemporâneas, enquanto por outro, homenageie o legado do design do século XX. O desenho pega emprestado elementos da filosofia clássica do design de meados do século XX e acrescenta um toque moderno. A técnica de woodturning é um elemento-chave do projeto estrutural e é um exemplo perfeito do que pode ser alcançado quando o artesanato clássico atende à manufatura de alta tecnologia.

Crédito: OEO Studio

 

Cadeira Ayo desenhada por Friis & Moltke

Quem disse que as cadeiras em lugares públicos têm que ser chatas? Definitivamente não foi Friis & Moltke! O renomado estúdio de arquitetura dinamarquês projetou a Cadeira Ayo para o setor de enfermagem, que introduziu algumas demandas específicas para o design.

A cadeira Ayo é feita de materiais de alta qualidade e é feita tanto em carvalho quanto em faia. Ela vem com três diferentes alturas de encosto e tem uma estrutura robusta, o que a torna facilmente empilhável e difícil de tombar. Mas mesmo parecendo um design pesado, a Ayo não é nada deselegante. A Friis & Moltke foi capaz de projetar uma cadeira com um toque de simplicidade clássica e um grande foco no bom e honesto artesanato dinamarquês.

Crédito: Friis & Moltke

Como você pode ver, aqui estão vários belos desenhos de cadeiras dinamarquesas exibindo artesanato de alta qualidade, mas se tivermos que dar um nó para finalizar, precisamos terminar com outra citação de Hans J. Wegner:

“A boa cadeira é uma tarefa com a qual nunca se termina completamente.”

Então, esperamos que ainda haja muitos projetos espetaculares no futuro.


Facebook0
Pinterest0

Tags